domingo, 18 de janeiro de 2009

Aniversário Internacioná

No mês de novembro e dezembro, antes do Natal, fiz algumas exposições dos meus trabalhos em cerâmica plástica e, com isto, terminei por conhecer um monte de gente nova.

Em meados de janeiro, foi o aniversário de uma delas – Nèli, nascida na Costa do Marfim, casada com um militar francês – que está aqui há quase dois anos e tem me dado uma grande ajuda em muita coisa por aqui.

O aniversário dela foi em um buffet. Mas o que me faz comentar sobre isto é uma coisa que é muito comum aqui... A pluraridade de idiomas que se escuta numa reunião como esta. Dentre eles, português (eu e mais uma amiga que me apresentou a Nèli), francês (óbvio), inglês (americanos), árabe (os donos da casa), mas também havia gente das mais diversas nacionalidades falando francês, dentre eles vietnamita, marroquina, etiopiana, belga e, o mais engraçado, apenas um gabonês (o marido da Jaqueline).

À meia-noite, após uma ligação, os militares que estavam na festa tiveram que se ausentar, é que havia caído no mar, durante um treinamento em conjunto com os exército gabonês, um helicóptero com 10 ocupantes. Depois soubemos que 8 dos 10 militares haviam morrido.

Nenhum comentário: