segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

De bike nova

Papai Noel, ou melhor, São Nicolau, me deu de presente uma bike linda!  Uma Trek 4300 modelo feminino.  Já estava sentindo falta de dar umas pedaladas.

DSC00175

No Brasil eu costumava sair às 5:30 para pedalar pela cidade.  Mas aqui não dá para fazer isso.  Às 6:00 da manhã ainda está escuro. No entanto, como às 19 ainda está claro, tenho feito minhas pedaladas urbanas no final da tarde.  O problema é a poluição.  A maioria dos carros usa díesel como combustível e, como a grande parte da frota de táxis é muito antiga e eles são muitos e sem boa manutenção, a poluição a esta hora é enorme.

Mas também já comecei a fazer uma coisa da qual sempre gostei – trilhas.  Ainda estamos descobrindo, mas estes passeios aos domingos têm sido uma excelente oportunidade para descobrir um pouco mais dos lugares inacessíveis com carro.

Num desses passeios presenciamos o momento da retirada do mar de uma imensa rede de pesca.  

DSC00034DSC00059

Foram cerca de 40 minutos, com mais  de 20 homens trabalhando.  Mas o mais incrívell foi o resultado de todo esse trabalho – quase DSC00066nada.   A atividade pesqueira  que os chineses têm desenvolvido aqui no Gabão (não só nesta área, eles estão em todo lugar) tem, na opinião dos locais, deixado os pescadores artesanais em uma situação muito difícil.  Mas aí já é assunto para outra postagem…

Nenhum comentário: