terça-feira, 8 de abril de 2008

Mais uma experiência africana...

Continuando na minha vidinha de dondoca sem internet, fui ao banco tirar algum dinheiro, pois aqui muito raramente usa-se o débito automático ou cartão de crédito. Todo mundo anda com dinheiro em espécie. Muitas vezes um booooolo de dinheiro.

Bem, parei o carro na rua do banco, uma das principais do centro, do outro lado da calçada e atravessei. A fila estava grande. Quando retornei vi que tinham bloqueado a roda do meu carro! Colocaram um triângulo de ferro com um cadeado e uma multa no pára-brisas pois eu havia estacionado em lugar proibido. Bem, o engraçado nessa estória é que, até hoje, não vi nenhuma placa de probido estacionar em qualquer lugar! Neste mesmo lugar eu já parei outras vezes e não aconteceu nada. Por sorte os ilustríssimos representantes do poder público estavam dentro de uma caminhonete bem próximo dali e me viram voltar para o carro.

Como meu francês ainda é limitado, liguei para Gunther e passei o telefone para um deles. Do outro lado da linha, quando recebi o telefone de volta estava Gunther morrendo de rir. Disse que eu teria que pagar $ 10.000 CFA (R$ 40,00) para os caras e estava tudo certo. Assinei a multa, coloquei meu telefone e o valor que estava entregando aos guardas e fui liberada. Neste mesmo dia precisei voltar ao mesmo lugar e tinha lá um carrão parado muito tranquilo. Acho que só quem tem carro pequeno tem esse problema por aqui. Mais uma nova experiência para o meu currículo gabonês.

Nenhum comentário: