terça-feira, 17 de junho de 2008

Dia do papa


Neste domingo foi dia dos pais por aqui. Olhem só a homenagem que o "povo gabonês" fez ao seu grande Papa...

Uma coisa que chama a atenção aqui é a quantidade de propaganda do governo. Na verdade, propaganda do governante, Sr. Omar Bongo Ondimba - 40 anos no poder. Eleito democatricamente em 2005 com 79,21% de votos (em 1998 foram 98%), para mais um mandato de 7 anos, é considerado pelo povo gabonês como um pai. Eles usam roupas, relógios, bolsas e todo o tipo de acessórios com a foto do "papa". Pai este que eles vão ter no poder tantas vezes quantas ele quiser concorrer à eleições, uma vez que a constituição foi alterada para ele poder se candidatar indefinidamente.


"Omar Bongo, 68 anos, subiu ao poder com a morte do titular, em novembro de 1967 – e nunca mais desceu. É freqüentador das listas de suspeitos de grandes roubalheiras. Seu nome, naturalmente, sempre apareceu nas suspeitas por acidente. Num caso, o Senado dos Estados Unidos fazia uma investigação sobre lavagem de dinheiro e, ao examinar os registros do Citibank, encontrou três contas bancárias em nome do presidente do Gabão, com a garbosa movimentação de 130 milhões de dólares. Em outro, a Justiça da França apurava um escândalo que envolveu a Elf, então estatal francesa do petróleo, e descobriu que um dos diretores pagava uma propina anual a Bongo para que a empresa tivesse privilégios na exploração do produto no Gabão. A gabela totalizou quase 17 milhões de dólares. Desde 1991, a oposição gabonesa tem liberdade política, mas é tratada a gadanhadas. A Anistia Internacional informa que recentemente cinco oposicionistas passaram mais de um mês atrás das grades sob acusação de insultar Omar Bongo." (http://veja.abril.com.br/040804/p_046.html)

Em 2004 Lula veio aqui aprender com ele como ficar tanto tempo no poder e perdoar a dívida de 36 milhões de dólares. Afinal um país tão pobre...

Nenhum comentário: